Doenças da Próstata

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

É uma doença benigna onde há um aumento do tamanho da próstata. O principal sintoma é a dificuldade para urinar. O jato urinário fica fraco e intermitente. A frequência urinária aumenta e o paciente pode acordar várias vezes durante à noite. Aparece com frequência em homens após os 45-50 anos de idade.

 

Como é o tratamento?
Existem vários tratamentos e a escolha por cada um vai depender da intensidade dos sintomas e se existe algum prejuízo para outros órgãos como a bexiga e os rins. Os tratamentos mais comuns são através de medicamentos e “raspagem da próstata”.

 

Doenças da bexiga

Infecção Urinária de Repetição (Cistite de Repetição)

Esta é a infecção de bexiga (cistite) que ocorre repetidas vezes durante um curto período de tempo. Os sintomas mais comuns são: ardência para urinar, aumento da frequência urinária, sangramento urinário e dor pélvica. Os sintomas ocorrem repetidas vezes, mesmo após o tratamento adequado.
Este tipo de infecção é mais comum em mulheres, em todas as faixas etárias.

 

Incontinência Urinária

Incontinência urinária é a perda da capacidade de conter a urina.
O principal sintoma é a perda de urina involuntária. Pode ocorrer durante algum esforço físico (tosse, espirro, corrida, jumping, ciclismo) ou associado a um desejo de urinar muito forte (urgência miccional).

 

Disfunção Erétil

A Disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade de obter ou manter o pênis ereto de forma suficiente para completar uma relação sexual. Este problema tem que persistir por no mínimo três meses.

 
O tratamento vai depender da causa da disfunção erétil. Cada caso deve ser avaliado pelo médico especialista.

 

Tumores Urológicos

Câncer de Bexiga

É um tumor maligno com origem primária na bexiga. É o 9º câncer mais frequente no mundo em ambos os sexos e o 2º câncer urológico mais frequente.

 
O sintoma mais comum é o sangramento urinário (hematúria) intermitente e indolor que às vezes não é percebido pelo paciente.
 

Câncer de Próstata

O câncer de próstata representa o segundo tipo de câncer mais frequente no sexo masculino. Não existem sintomas no estágio inicial da doença. Nos estágios mais avançados o paciente pode notar alteração da micção (urinar com dificuldade), sagramentos na urina, perda de peso e dores no corpo.

 

A doença acomete homens, principalmente após os 50 anos de idade.
O câncer de próstata pode ser curado, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. Por isso é tão importante que homens realizem os exames preventivos.

 

Doenças dos órgãos genitais masculinos

Fimose

Fimose é o estreitamento do prepúcio, a pele que cobre a glande do pênis. Esse estreitamento dificulta ou até impossibilita a exposição da glande (“cabeça”) do pênis.

 
Os sintomas são dor e ferimento do prepúcio e/ou da glande do pênis, principalmente após o ato sexual e a masturbação. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar dificuldade para urinar.

 

Varicocele

Varicocele é a presença de veias dilatadas no cordão espermático de um ou de ambos os testículos. O cordão espermático é a estrutura ligada ao testículo que contém os vasos sanguíneos, nervos e o ducto deferente.

 
O paciente com varicocele não apresenta sintomas na maioria dos casos. Quando presentes são: dor testicular ou sensação de peso.

 
Causaria uma dilatação e tortuosidade das veias testiculares.

 

Doenças Renais

Cálculo Renal

O cálculo renal é uma aglomeração endurecida, semelhante a uma pedra, que se forma no sistema urinário (rim, ureter, bexiga ou uretra).

 
É também chamado de “pedra no rim”. Os cálculos urinários podem acometer pessoas de todas as idades, porém são mais frequentes no sexo masculino, especialmente na faixa etária de 20 a 40 anos.

 

Infertilidade

O insucesso do casal em obter uma gestação (gravidez) após um ano de relações sexuais frequentes sem uso de métodos contraceptivos. Até 15% dos casais podem apresentar infertilidade conjugal.

 
Vários fatores podem causar a infertilidade. Alguns exemplos são: varicocele, alterações genéticas, agentes tóxicos, doenças específicas e infecções. A infertilidade conjugal pode ser ocasionada por alterações no homem (fator masculino) ou na mulher (fator feminino).

EXAMES

Uma gama de exames feitos com o melhor da tecnologia.
Mais saúde e qualidade de vida!

 

Biópsia de Próstata

Estudo Urodinâmico

Urofluxometria

Cistoscopia

Biópsia de Bexiga

 

TRATAMENTOS CIRÚRGICOS E LAPAROSCÓPICOS

Tratamentos para viver mais e melhor.

 

Cirurgias de Próstata/Rim/Bexiga

Tratamento cirúrgico de incontinência urinária

Implante de prótese peniana

Cirurgia de varicocele

Cirurgia de órgãos genitas (fimose/frenoplastia)

Pieloplastia

Nefrectomia

Adrenalectomia

Prostatectomia

Fístulas Vesicais

CIRURGIAS ENDOSCÓPICAS MINIMAMENTE INVASIVAS

 

Ressecção Endoscópica de Próstata (RTU de próstata)

Ressecção Endoscópica de Bexiga (RTU de bexiga)

Uretrotomia Interna

Ureterolitotripsia (tratamento de cálculo)

Nefrolitotripsia Percutânea

Ureterorrenolitotripsia Flexível à Laser (to de cálculos renais)